quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Meninos do Quimicando, segue o gabarito dos exercícios a partir da 03, pois as outras já conferimos em sala.

3. Substitua as expressões em destaque, pelos pronomes oblíquos correspondentes a cada pessoa gramatical, fazendo a construção correta da frase:
1. Eu  me esqueci do caderno.
2. Irei contigo ao cinema.
3. Eu cuidarei  ti , minha filha!
4. Eu lhe  devolverei o livro .
5. Ele a levou.
6. Não a  reconheci.
7. Trouxeste este presente para mim?
8. Eu não o encontrei , porque já havia saído.
9. Nós o  vimos s  no cinema.
10. Você os  resolveu?  

4. Preencha as lacunas com um dos pronomes oblíquos: me, mim, comigo, te, ti, contigo.
1. Você sairá comigo?
2. Eu não me lembrei da prova.
3. Este presente é para  mim?
4. Entregue –me o livro amanhã.
5. O professor  te explicará melhor a lição.
6. Recorrerei a  ti  sempre que eu precisar.
7. Iremos  contigo  à missa.
8. Minha filha, sempre penso em   ti
5. Escreva nos parênteses A , quando a palavra for Artigo e P, quando  for  pronome.

     Crime silencioso

    O ( A  ) estudante Eduardo Thomaz Oliveira dos Anjos, de 16, acredita que as ( A ) leis para punir crimes sexuais são pouco aplicadas. “O( A ) agressor sabe que pode ser penalizado, mas a(  A  ) lei não é tão rígida como está no papel”, diz. Para ele, o(A  ) abuso sexual de menores é um crime silencioso, encoberto pelo manto da impunidade, pois as( A  ) vítimas são intimidadas, para não denunciar o(A  ) criminoso, que, muitas vezes, é da própria família.

 Priscila Regina Souza Thomaz, de 16, moradora do Alto Vera Cruz, na Região Leste da capital, conta que já houve caso de abuso sexual de menores  na sua  vizinhança.   “Um pai violentou a(A  ) filha de oito meses. Ele a( P  ) matou e a(P   ) jogou num rio. Foi chocante, mas a ( A   ) gente fica sem reação, sem ter o (  A  ) que fazer”, diz. Ana Paula Silva, de 15, conheceu  uma garota de 7 anos que vivia angustiada. A( A   ) criança sofria abuso do padrasto e a(  A  ) mãe a( P    ) espancava. “Nunca desconfiamos de nada. Ela era isolada e a(   A  ) gente pensava que era timidez, que ela tinha medo de conversar e de brincar”, conta. Depois que o padrasto foi denunciado, segundo Ana Paula, a( A   ) menina voltou a ser alegre.


6. Substitua as palavras sublinhadas pela forma: A, AS, O, OS, LA, LAS, LO, LOS.

a) É melhor suprimir -LO.
b) Na próxima semana vou traz- LOS pessoalmente. 
c) Convém umedecê-LO  primeiro.
d) Vamos transmitir  no segundo canal.
e) Você  OS tomou  todos os dias?
f) Ontem nós O  vimos.
g) Acompanhado de um fotógrafo, o repórter percorreu - AS de ponta a ponta.
h) Ele quer conhecer-  LOS.
i) Na semana passada ele OS conheceu.
j) Amanhã vamos visita - .
k) Não consegui abri -.

  
7. Complete as frases usando os pronomes o, os, a, as, lo, los, la, las lhe e lhes. Fazendo as modificações necessárias.

a) Ele viu o diretor e deu  LHE um folheto.
b) Veja que lindo vestido! Vou  comprá- LO para você. 
c) Esta notícia é muito interessante. Você precisa lê- LA.
d) Chamei O muitas vezes, mas ele não me ouviu.
e) Lucrécia chegou com fome. Ofereci-  LHE um sanduíche, mas ela não quis.
f) Não O permito fumar aqui.
g) A avó de Hera e chata, mas nós A amamos muito.
h) O carro está parado. Há um mês que não O dirijo.
j) Esta porta está trancada, não posso  abri- -.
k) A babá cuida bem das crianças e AS  trata com carinho.
l) Estive com Lupercínio  e entreguei –LHE o pacote.




8)
1. mim ou ti                      11.eu
2.eu                                   12. Mim e ti     
3. tu                                   13. eu
4. mim                              14.  mim
5. eu                                 15. mim
6. tu                                  16. mim
7. mim                             17. eu
8. eu                                 18.mim
9. eu                                 19. eu
10. mim                           20. eu

a) O                       c) O                            e) O
b) AS                     d) ME

9. Leia a tirinha abaixo:


Na fala do último quadrinho, ocorre o enunciado: "Pensei em algo para eu fazer”. Responda, por que foi usado o pronome reto eu e não o pronome oblíquo tónico mim? Porque  o EU é quem praticará a ação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário