sábado, 30 de março de 2013

Atividades de revisão - 9ano B - Português - Estas atividades devem ser feitas em casa. Façam com muita atenção.Sucesso.


Leia o texto "Robô fantasiado" para fazer as atividades propostas.

  O centro de pesquisas da Mitsubishi, em Hiroshima, Japão, desenvolveu um robô com camuflagem. Ele tem a forma de um peixe (conhecido no Brasil por um nome engraçado, Vermelho-Henrique) e consegue nadar por até 1 hora e meia a uma velocidade de 15 metros por minuto, movido a bateria. Mede 60 centímetros e pesa 2,6 quilos. Seu corpo e escamas foram esculpidos em silicone. Não se trata de um  brinquedo, mas sim de um robô espião porque pelos seus olhos, duas câmeras de vídeo captam imagens embaixo d'água. A Mitsubishi não explicou  a aplicação comercial do  protótipo do novo robô submarino - ou a quem quer enganar com o perfeito disfarce de silicone.
 
01) Com base nas orações do texto, classifique os verbos abaixo em VI/VTD/VTDI e VL.
 
a) desenvolveu: ............................................................................................................................
b) tem: ..........................................................................................................................................
c) consegue nadar: ......................................................................................................................
d) mede: .........................................................................................................................................
e) captam: ......................................................................................................................................
f) explicou: ......................................................................................................................................
g) quer enganar: ..............................................................................................................................
h) são: ..............................................................................................................................................
 
Leia o texto a seguir, observe os verbos destacados  e, depois, faça o que se pede.
 Na língua de "kmoes"
    [...]Chats, blogs e sites de relacionamento como o Orkut têm artifícios de sobra para atrair meninos e meninas. É na internet que eles se sentem reis: têm habilidade para escrever e interagir, numa velocidade inédita. "Eles encaram a escrita para o colégio como algo maçante. Aliás, tudo lá é linear: o horário, o currículo das disciplinas", atesta a educadora Maria Teresa Freitas, que organizou o livro Leitura e Escrita de Adolescentes na Internet e na Escola. Ela também coordena um grupo de estudos sobre o tema na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Suas pesquisas apontam que os estudantes se ressentem da falta de público leitor para suas criações. Desanimam ao escrever algo que será lido apenas por um professor. "O grande desafio da escola é mostrar que, na escrita tradicional, também existe um mundo inspirador", diz Rony Rodrigues, fundador da consultoria Box 1824, especializada em tendências de comportamento de jovens. Nos três últimos anos, a empresa entrevistou 12.000 deles para traçar o retrato da geração digital. Meninos e meninas que consideram mais difícil escrever uma redação do que decifrar enigmas complicadíssimos de jogos eletrônicos.
  A autoria na web mais motivação ao aluno porque traz visibilidade imensa e cria uma competição saudável entre os estudantes. Embalados por esse movimento, os chamados edublogs (blogs com finalidades educacionais) começam a se multiplicar. Na Inglaterra, já existe até um prêmio, o Edublog Awards. No Brasil, a maioria dos colégios particulares e algumas escolas públicas mantêm laboratórios de informática, mas poucos os utilizam como aliados no ensino da escrita.[...]
   Veja. Na língua de kmoes, São Paulo,ano 40, ed.2008,n.19, maio 2007.
 
2. Classifique os verbos destacados no texto em: transitivos diretos, intransitivos, transitivos indiretos e verbos de ligação.
 
3. Leia as manchetes a seguir, localize os erros quanto à regência e corrija-os.
a) PÚBLICO ASSISTE O FILME BRASILEIRO CONSAGRADO.
b) GOVERNO NÃO CONSEGUE AGRADAR OS POLÍTICOS DOS PARTIDOS GOVERNISTAS.
c) CLASSE MÉDIA BRASILEIRA ASPIRA OS BENS DE CONSUMO TECNOLÓGICOS.
d) TV DIGITAL CHEGA PARA O BRASIL.
e) JOVENS PREFEREM "FICAR" DO QUE "NAMORAR"
 
4. Reescreva as frases, substituindo o verbo destacado pelo verbo dos parênteses, fazendo as alterações necessárias.
a) Gosto mais deste sorvete do que desse que você escolheu.(preferir)
b) A moça sorvia o aroma do campo. (aspirar)
c) A família queria morar perto da praia. (visar)
d) Ela gosta muito de seus colegas de turma. (querer)
e) O atleta seguia as normas da comissão. (obedecer)
f) O publico via o jogo emocionado. (assistir)
g) A plateia desejava a volta do ator ao palco. (aspirar)
h) A enfermeira ajudou o enfermo no hospital. (assistir)

5. Complete as frases a seguir, completando-as com a, à,as ou às.
a) O supermercado vende ..........atacadistas ...........vista e ..........prazo e ainda faz entrega em domicílio ..........pedido do freguês.
b) Saboreamos um tutu ......mineira, num restaurante aconchegante ........pouca distância do hotel, mais ou menos  ..........sete horas.
c) Sentou-se ..........máquina e pôs-se ..........reescrever uma .............uma páginas do relatório.
d) Sua objeção ............contratação do novo funcionário restringia-se ...............exigências salariais do candidato, e não.............sua capacidade profissional.
e) Garanto ............você que compete ...........ela, pelo menos ............meu ver, tomar............providências para resolver o caso, pois ..........qualquer hora estará .........entrada do prédio .........comissão parlamentar.

6.Divida e Classifique as orações substantivas dos períodos abaixo:

a) Fizeram a seguinte advertência: que o trabalho fosso secreto.

________________________________________________________________________________________

b) É possível que as provas sejam anuladas.

________________________________________________________________________________________

c) A boa notícia do dia seria que descobrissem a cura da AIDS.

________________________________________________________________________________________

d) Alguém lhe perguntou de onde vinha.

________________________________________________________________________________________

e) Ninguém soube se morrera de desgosto.

________________________________________________________________________________________

f) Inteirei-me de que ela havia mentido.

________________________________________________________________________________________

g) Queríamos saber onde estava o proprietário do veículo.

________________________________________________________________________________________

h) Foi permitido que se estacionasse na calçada.

________________________________________________________________________________________

i) Seria conveniente que a empresa contivesse os gastos.

________________________________________________________________________________________

j) Ninguém sabe quem são os assaltantes.

________________________________________________________________________________________

l) Compreende-se que o ponto da lição era difícil.

________________________________________________________________________________________

m) Estou convencido de que ninguém mais verá esse convite.

________________________________________________________________________________________

n) É obrigatório que se ande de camisa aqui dentro.

________________________________________________________________________________________

o) O necessário é que se tenha a quantia solicitada para a realização do evento.

________________________________________________________________________________________

p) É uma pena que não existisse transmissão direta de tevê naquela época.

________________________________________________________________________________________

q) Tenho dúvida de que você venha hoje.

________________________________________________________________________________________

r) Lembre-se de que todos somos pó.

________________________________________________________________________________________
s) Estava convicto de que ele era inocente.
 
________________________________________________________________________________________
t) O problema é que o prazo para as inscrições já terminou.
 
________________________________________________________________________________________
u) Consta que as contas de água e luz já foram pagas.
 
________________________________________________________________________________________
v) Achamos que você deve partir imediatamente.
 
________________________________________________________________________________________
 
7)  No período: "É necessário que todos se esforcem", a oração destacada é:
a) substantiva objetiva direta
b) substantiva objetiva indireta
c) substantiva completiva nominal
d) substantiva subjetiva
e) substantiva predicativa
 
8) "A verdade é que a gente não sabia nada..." Classifica-se a segunda oração como:
a) subordinada substantiva objetiva direta
b) subordinada adverbial conformativa
c) subordinada substantiva objetiva indireta
d) subordinada substantiva predicativa
e) subordinada substantiva apositiva
 
9)  "Os homens sempre se esquecem de que somos todos mortais." A oração destacada é:
a) substantiva completiva nominal
b) substantiva objetiva indireta
c) substantiva predicativa
d) substantiva objetiva direta
e) substantiva subjetiva
 
10)Leia a tira a seguir, de Fernando Gonsales, e responda às questões  a e b.
 
 
 
 
 
 
a) No 1º quadrinho da tira, na fala do beija-flor, há uma oração subordinada substantiva. Identifique-a e classifique-a.
 
_________________________________________________________________________________
b) O humor da tira é construído a partir da quebra de expectativa provocada pela resposta negativa do ratinho.
 
_________________________________________________________________________________
 
 

Um comentário: