quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Meninos do Quimicando, segue o gabarito dos exercícios a partir da 03, pois as outras já conferimos em sala.

3. Substitua as expressões em destaque, pelos pronomes oblíquos correspondentes a cada pessoa gramatical, fazendo a construção correta da frase:
1. Eu  me esqueci do caderno.
2. Irei contigo ao cinema.
3. Eu cuidarei  ti , minha filha!
4. Eu lhe  devolverei o livro .
5. Ele a levou.
6. Não a  reconheci.
7. Trouxeste este presente para mim?
8. Eu não o encontrei , porque já havia saído.
9. Nós o  vimos s  no cinema.
10. Você os  resolveu?  

4. Preencha as lacunas com um dos pronomes oblíquos: me, mim, comigo, te, ti, contigo.
1. Você sairá comigo?
2. Eu não me lembrei da prova.
3. Este presente é para  mim?
4. Entregue –me o livro amanhã.
5. O professor  te explicará melhor a lição.
6. Recorrerei a  ti  sempre que eu precisar.
7. Iremos  contigo  à missa.
8. Minha filha, sempre penso em   ti
5. Escreva nos parênteses A , quando a palavra for Artigo e P, quando  for  pronome.

     Crime silencioso

    O ( A  ) estudante Eduardo Thomaz Oliveira dos Anjos, de 16, acredita que as ( A ) leis para punir crimes sexuais são pouco aplicadas. “O( A ) agressor sabe que pode ser penalizado, mas a(  A  ) lei não é tão rígida como está no papel”, diz. Para ele, o(A  ) abuso sexual de menores é um crime silencioso, encoberto pelo manto da impunidade, pois as( A  ) vítimas são intimidadas, para não denunciar o(A  ) criminoso, que, muitas vezes, é da própria família.

 Priscila Regina Souza Thomaz, de 16, moradora do Alto Vera Cruz, na Região Leste da capital, conta que já houve caso de abuso sexual de menores  na sua  vizinhança.   “Um pai violentou a(A  ) filha de oito meses. Ele a( P  ) matou e a(P   ) jogou num rio. Foi chocante, mas a ( A   ) gente fica sem reação, sem ter o (  A  ) que fazer”, diz. Ana Paula Silva, de 15, conheceu  uma garota de 7 anos que vivia angustiada. A( A   ) criança sofria abuso do padrasto e a(  A  ) mãe a( P    ) espancava. “Nunca desconfiamos de nada. Ela era isolada e a(   A  ) gente pensava que era timidez, que ela tinha medo de conversar e de brincar”, conta. Depois que o padrasto foi denunciado, segundo Ana Paula, a( A   ) menina voltou a ser alegre.


6. Substitua as palavras sublinhadas pela forma: A, AS, O, OS, LA, LAS, LO, LOS.

a) É melhor suprimir -LO.
b) Na próxima semana vou traz- LOS pessoalmente. 
c) Convém umedecê-LO  primeiro.
d) Vamos transmitir  no segundo canal.
e) Você  OS tomou  todos os dias?
f) Ontem nós O  vimos.
g) Acompanhado de um fotógrafo, o repórter percorreu - AS de ponta a ponta.
h) Ele quer conhecer-  LOS.
i) Na semana passada ele OS conheceu.
j) Amanhã vamos visita - .
k) Não consegui abri -.

  
7. Complete as frases usando os pronomes o, os, a, as, lo, los, la, las lhe e lhes. Fazendo as modificações necessárias.

a) Ele viu o diretor e deu  LHE um folheto.
b) Veja que lindo vestido! Vou  comprá- LO para você. 
c) Esta notícia é muito interessante. Você precisa lê- LA.
d) Chamei O muitas vezes, mas ele não me ouviu.
e) Lucrécia chegou com fome. Ofereci-  LHE um sanduíche, mas ela não quis.
f) Não O permito fumar aqui.
g) A avó de Hera e chata, mas nós A amamos muito.
h) O carro está parado. Há um mês que não O dirijo.
j) Esta porta está trancada, não posso  abri- -.
k) A babá cuida bem das crianças e AS  trata com carinho.
l) Estive com Lupercínio  e entreguei –LHE o pacote.




8)
1. mim ou ti                      11.eu
2.eu                                   12. Mim e ti     
3. tu                                   13. eu
4. mim                              14.  mim
5. eu                                 15. mim
6. tu                                  16. mim
7. mim                             17. eu
8. eu                                 18.mim
9. eu                                 19. eu
10. mim                           20. eu

a) O                       c) O                            e) O
b) AS                     d) ME

9. Leia a tirinha abaixo:


Na fala do último quadrinho, ocorre o enunciado: "Pensei em algo para eu fazer”. Responda, por que foi usado o pronome reto eu e não o pronome oblíquo tónico mim? Porque  o EU é quem praticará a ação.




terça-feira, 14 de outubro de 2014

Atividades (Turma quimicando. IFMT - 1º semestre 2014/2) A conferência faremos em sala. Bons estudos!

Cuiabá, ................de..........2014
Atividades de Língua Portuguesa -  Turma: 1º semestre – Química
Professora: Silbene Rapozeiras  

 Leia a canção  de Chico Buarque para responder às questões propostas.
( RESPONDA NO CADERNO)


História de Uma Gata
Chico Buarque
Jumento: Querem saber? Me sinto melhor agora que somos três.

Gata: Quatro!
Cachorro: Que? Quem está aí?
Gata: Sou eu, estou aqui na árvore, miau, eu sou uma gatinha.
Cachorro:Au au
Gata: ui ai
Jumento: Para, cachorro. 1ª lição do dia, o melhor amigo do bicho é o bicho. E você gata desce da arvore.
Gata: Depende do programa.
Galinha: Nós vamos à cidade, vamos fazer um cocococonjunto você também sabe cantar a sim, infelizmente...
Todos(menos a gata): Infelizmente? ? ?
Gata: Porque fazer um som não foi nada joia pra mim.
Jumento: Perdão como disse?
Gata: Porque cantar um musica me custou muitíssimo, miau.
Todos(menos gata): Conta.

Me alimentaram
Me acariciaram
Me aliciaram
Me acostumaram
O meu mundo era o apartamento
Detefon, almofada e trato
Todo dia filé-mignon
Ou mesmo um bom filé...de gato
Me diziam, todo momento
Fique em casa, não tome vento
Mas é duro ficar na sua
Quando à luz da lua
Tantos gatos pela rua
Toda a noite vão cantando assim

Nós, gatos, já nascemos pobres
Porém, já nascemos livres
Senhor, senhora ou senhorio
Felino, não reconhecerás


De manhã eu voltei pra casa
Fui barrada na portaria
Sem filé e sem almofada

Por causa da cantoria
Mas agora o meu dia-a-dia
É no meio da gataria
Pela rua virando lata
Eu sou mais eu, mais gata
Numa louca serenata
Que de noite sai cantando assim 

1. Retire os pronomes do texto e classifique-os.
_________________________________________________________________________________

2. 2. Substitua as expressões em negrito por pronomes adequados. Faça as adaptações necessárias às frases:
a) Afrodite, traga para mim um  jornal para eu ler o jornal.
b) Héros  quer uma moto  e vai comprar ela.
c) Eu e Zeus  já vamos. Quem vai com nós?
d) Contaram  para mim  uma notícia para eu divulgar.
e) Você era gordo quando eu conheci você.
f) Nós desejamos paz a quem ajuda nós..

3. Substitua as expressões em destaque, pelos pronomes oblíquos correspondentes a cada pessoa gramatical, fazendo a construção correta da frase:
1. Eu esqueci eu mesmo do caderno.
2. Irei com tu ao cinema.
3. Eu cuidarei de tu, minha filha!
4. Eu devolverei o livro para ele.
5. Ele levou a mala.
6. Não reconheci ela.
7. Trouxeste este presente para eu?
8. Eu não encontrei ele, porque já havia saído.
9. Nós vimos Hércules  no cinema.
10. Você resolveu aqueles problemas?  

4. Preencha as lacunas com um dos pronomes oblíquos: me, mim, comigo, te, ti, contigo.
1. Você sairá _________________?
2. Eu não ____________ lembrei da prova.
3. Este presente é para __________?
4. Entregue _________ o livro amanhã.
5. O professor _________ explicará melhor a lição.
6. Recorrerei a ________ sempre que eu precisar.
7. Iremos _____________ à missa.

8. Minha filha, sempre penso em _______.   

5. Escreva nos parênteses A , quando a palavra for Artigo e P, quando  for  pronome.

     Crime silencioso

    O (   ) estudante Eduardo Thomaz Oliveira dos Anjos, de 16, acredita que as (  ) leis para punir crimes sexuais são pouco aplicadas. “O(  ) agressor sabe que pode ser penalizado, mas a(    ) lei não é tão rígida como está no papel”, diz. Para ele, o(   ) abuso sexual de menores é um crime silencioso, encoberto pelo manto da impunidade, pois as(   ) vítimas são intimidadas, para não denunciar o(   ) criminoso, que, muitas vezes, é da própria família.

 Priscila Regina Souza Thomaz, de 16, moradora do Alto Vera Cruz, na Região Leste da capital, conta que já houve caso de abuso sexual de menores  na sua  vizinhança.   “Um pai violentou a(   ) filha de oito meses. Ele a(   ) matou e a(   ) jogou num rio. Foi chocante, mas a (    ) gente fica sem reação, sem ter o (    ) que fazer”, diz. Ana Paula Silva, de 15, conheceu uma garota de 7 anos que vivia angustiada. A(    ) criança sofria abuso do padrasto e a(    ) mãe a(     ) espancava. “Nunca desconfiamos de nada. Ela era isolada e a(     ) gente pensava que era timidez, que ela tinha medo de conversar e de brincar”, conta. Depois que o padrasto foi denunciado, segundo Ana Paula, a(    ) menina voltou a ser alegre.

6. Substitua as palavras sublinhadas pela forma: A, AS,O, OS, LA, LAS, LO, LOS.

a) É melhor suprimir este parágrafo.
b) Na próxima semana vou trazer pessoalmente os manuscritos
c) Convém umedecer primeiro o tecido.
d) Vamos transmitir a reportagem no segundo canal.
e) Você tomou os remédios todos os dias?
f) Ontem nós vimos o diretor
 g) Acompanhado de um fotógrafo, o repórter percorreu as favelas de ponta a ponta.
 h) Ele quer conhecer os colegas.
 i) Na semana passada ele conheceu os colegas.
j) Amanhã vamos visitar a empresa.
k) Não consegui abrir a porta.

7. Complete as frases usando os pronomes o, os, a, as, lo, los, la, las lhe e lhes. Fazendo as modificações necessárias.

a) Ele viu o diretor e -----um folheto.
b) Veja que lindo vestido! Vou comprar ----------para você. 
c) Esta notícia é muito interessante. Você precisa ler---------------.
d) Chamei ------muitas vezes, mas ele não me ouviu.
e) Lucrécia chegou com fome. Ofereci ------um sanduíche, mas ela não quis.
f) Não ----------permito fumar aqui.
g) A avó de Hera e chata, mas nós -------muito.
h) O carro está parado. Há um mês que não ------dirijo.
j) Esta porta está trancada, não posso -----------.
k) A babá cuida bem das crianças e ------------ trata com carinho.
l) Estive com Lupercínio  e entreguei -------o pacote.













































9. Leia a tirinha abaixo:


 Na fala do último quadrinho, ocorre o enunciado: "Pensei em algo para eu fazer”. Responda, por que foi usado o pronome reto eu e não o pronome oblíquo tónico mim?